quarta-feira, 2 de junho de 2010

A nobre missão de servir com simplicidade...




Estive nesta última semana cruzando as estradas de nosso imenso país, seguindo em direção do Rio Grande do Sul. Fui convidado para ser o mestre de cerimônia da Ordenação Episcopal do Monsenhor Vilsom Basso. Foi uma honra participar desse momento único e especial na vida desse santo sacerdote e agora bispo da Igreja. Procurei durante toda celebração, mergulhar profundamente no mistério celebrado. Mesmo envolvido com o andamento dos ritos, cuidando dos mínimos detalhes, pude orar e rezar nesta memorável celebração.


Olhando para Dom Vilsom, contemplei o mistério do sacerdócio que este homem viveu nestes 25 anos com muita simplicidade e espiritualidade. Convivi com ele durante os finais de semana por um semestre quando ele se preparava para ser missionário nas Filipinas. Homem de poucas mas sábias palavras. Homem de oração constante. Homem de disponibilidade incondicional. Homem pobre e despojado. Homem de Deus.


Desde quando o conheci, passei admirar sua vida, sua vocação e ministério. Foi muito comovente sua despedida para as Filipinas. É bonito contemplar no rosto do homem de Deus, sua alegria em servir e também as lágrimas de quem muito ama. Participando de sua ordenação, contemplamos as lágrimas de todos aqueles que amam e admiram este homem. Recebendo cada sinal: anel, mitra, báculo, mais do que receber nobres insígnias, testemunhamos o homem que assume o compromisso de amar ainda mais a Deus, a Cristo e a sua Igreja.


Confesso que os mais de 3500 quilômetros percorridos entre a ida e a volta até Cinquentenário, Rio Grande do Sul, foram abençoados e gratificantes. Participar de um momento como este, revigora nossa fé, aumenta a nossa sede em servir e nos mostra que seguir a Cristo, exigirá de nós sempre mais do que somos capazes de pensar e imaginar. Deus abençoe Dom Vilsom. Deus abençoe a Diocese de Caxias, no Maranhão, que recebe um nobre e simples Pastor e Pai, que tem um coração grande, uma sensibilidade única e um olhar terno e misericordioso.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito lindo o testemunho, padre!!!
Sempre agradeço a Deus pelas oportunidade que tive de ir, ou cantar, em ordenações. Não há nada mais lindo do que ver alguém se consagrando a Deus, sacerdote ou família (no casamento). E ver que a vontade do Senhor é sempre melhor e nos leva além do que podemos pensar, como disse no texto. Que daqui uns anos possamos também nós olharmos para trás e ver que caminhamos na Sua vontade e testemunhar as maravilhas que Ele fez, se já não podemos fazer.

Carol