segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Então tu serás feliz!


Todo ser humano está em busca de sua felicidade. Nós nos movemos, nos motivamos, nos desinstalamos em direção daquilo que nos fará felizes. Mas por que muitos são tão infelizes e insatisfeitos? Este é o questionamento que perpassa o Evangelho deste último domingo em que Jesus nos apresenta dois banquetes: o dos primeiros lugares e o dos pobres, coxos, aleijados... Se não levarmos em consideração a consequência de tais atos: Então tu serás feliz! Seguir os preceitos de Cristo torna-se loucura e ilusão.

Após observar a atitude dos convidados, Jesus diz que devemos escolher o último lugar, viver desapercebidamente. Para o ser humano contemporâneo, isso é uma loucura. Queremos ser os melhores, ocupar os lugares de destaque, de honra e muita distinção. Em contrapartida, Jesus nos aponta o caminho da humildade. Mas quem é o humilde? A palavra humildade vem de humus (terra, barro). Pela fé, acreditamos que fomos feitos do barro pelo escultor divino, o nosso Criador. Nesse sentido, somos todos iguais e pisamos o mesmo chão. Nossa vida depende d'Ele que nos fez dependentes também uns dos outros. Olhando para o outro, eu me vejo, e o outro deve se enxergar em mim. Então por que criamos tantas diferenças?

Para Santa Teresa Ávila, "humildade é a verdade". Ou seja, segundo a grande doutora carmelita, quanto mais assumimos nossa verdade, o que somos, nossos sentimentos, nossas alegrias, nossas limitações, nossos erros, nossas esperanças, mais humildes nos tornamos. Nesse sentido, quanto mais nos escondemos, criamos máscaras, fingimos ser o que não somos, nos tornamos orgulhosos, arrogantes e nos sentimos mais e melhores do que os outros. Este acaba afastando de perto de si, todos aqueles que procuram viver a sua verdade, a sua vida com transparência. Vive uma ilusão, vive em um mundo que não existe. Um triste mundo, num mundo que para ele, é muito triste!

Já no outro banquete apresentado por Jesus, ele espera que nós não convidemos nossos parentes e amigos para as nossas festas, mas os aleijados, os coxos, os pobres... Temos que ser muito honestos e reconhecer que esta verdade não faz parte da nossa realidade. Quem de nós prepara um banquete para os preferidos do Senhor? Os nossos preferidos são outros. Acreditamos que grandes mudanças, passam por pequenas atitudes. Olhando para nossas escolhas à luz da vida cristã, reconhecemos que procuramos prezar pela organização dos nossos Domingos, Dia do Senhor. Vamos à missa, preparamos um banquete para os nossos familiares e amigos; descansamos, conversamos... Até aí não há nada de errado. Mas como fica esta passagem do Evangelho?

Ao longo do ano temos aproximadamente 50 domingos. Diante disso eu me pergunto: será que em algum deles eu me dediquei aos preferidos do Senhor? Será que eu tenho coragem de dizer aos meus familiares e amigos num domingo, hoje me dedicarei àqueles que ninguém se dedica? Tenho a coragem de fechar a porta da minha casa e ir ao encontro de um enfermo, ou visitar um asilo ou uma casa de recuperação de dependentes? São pequenas grandes provocações que o Senhor nos faz nesta semana. Temos dificuldade de lidar com a gratuidade porque somos poucos gratuitos. Olhamos sempre o nosso lado particular ou o que ganharemos com tais atos. Pensamos sempre em nós, em nosso pequeno mundo e nos esquecemos de quem está do outro lado, no mundo real.

Por fim, qual é o sentido de tudo isso? Por que nos desafiarmos a mudar nosso pensamento e nossas atitudes? Porque simplesmente acreditamos na Palavra do Senhor. Temos nela um Caminho para nossa Vida. Porque para nós é a Verdade Suprema. Encontramos em nosso dia-a-dia muitas propostas de alegria e felicidade. O mundo não cansa de nos apresentar seus meios e possibilidades. Para nós só existe uma: a proposta de Jesus Cristo. É acreditando que seremos mais felizes, mais alegres, um pouco mais próximos da realização, que procuraremos ser mais humildes e gratuitos. O mundo tem sede disso. O ser humano espera isso. Quem está ao nosso lado experimentará essa realidade, se ao menos acreditarmos nisso e nos esforçarmos para tornar isso presente em nossa vida.



5 comentários:

Unknown disse...

Fratello,

Esses questionamentos do Senhor!!! Longe da medíocridade de muitos, que se escondem atrás deles para não evoluírem no que fazem, somos chamados a sermos melhores no que fazemos, sem esquecer o que somos.

Àquele que é a Sabedoria, a Verdade e a própria Vida escolhe estar perto daqueles que não tem, aparentemente, nada a oferecer em troca de tudo isso, apenas a verdade do que são.

Nem sempre estamos onde queremos estar, ou com quem queremos estar. As vezes, não estamos nas melhores comunidades, com o melhor som (no meu caso), com o melhor grupo de canto, mas ali somos chamados a ser a nossa verdade. Percebo que é justamente aí que mostramos se somos melhores ou não. É fácil ser bom perto dos nossos escolhidos, difícil é olhar para os escolhidos do Senhor e vermos se estamos entre eles. O Senhor nos escolhe pelo que somos e não pelo que fazemos. Nossos trabalhos terão bom êxito quando nosso coração estiver no Senhor e no que realmente interessa e não somente em nós mesmos e em nossos interesses.

Deus continue te usando...

bjo

Anônimo disse...

"Então tu serás feliz"... Quanta sabedoria meu amigo, que belas palavras. Encerrei o meu dia de uma maneira muito especial, levarei as reflexões e perguntas que fez para minha semana, minha vida! Obrigada...

"Pensamos sempre em nós, em nosso pequeno mundo e nos esquecemos de quem está do outro lado, no mundo real." E como esquecemos... Não desperdicemos os encontros diários que nos permitem viver a partir do amor. O abraço, olhar, diálogo, carinho, sorriso, que faz com que realizemos pequenos milagres capazes de acalmar correntezas que insistem em afogar esperanças. Que o amor seja vivido em seu sentido pleno e que o estandarte da sinceridade seja carregado até o último suspiro, porque a vida só pode ser compreendida através do amor e este só irá prevalecer se a verdade for raiz do nosso ser.

Boa noite!! Sua Benção!!!

Anônimo disse...

"Então tu serás feliz"... Quanta sabedoria meu amigo, que belas palavras. Encerrei o meu dia de uma maneira muito especial, levarei as reflexões e perguntas que fez para minha semana, minha vida! Obrigada...

"Pensamos sempre em nós, em nosso pequeno mundo e nos esquecemos de quem está do outro lado, no mundo real." E como esquecemos... Não desperdicemos os encontros diários que nos permitem viver a partir do amor. O abraço, olhar, diálogo, carinho, sorriso, que faz com que realizemos pequenos milagres capazes de acalmar correntezas que insistem em afogar esperanças. Que o amor seja vivido em seu sentido pleno e que o estandarte da sinceridade seja carregado até o último suspiro, porque a vida só pode ser compreendida através do amor e este só irá prevalecer se a verdade for raiz do nosso ser.

Boa noite!! Sua Benção!!!

Enilda disse...

Padre Rafael sua bençao:Que bela reflexão, por pensar que somos todos iguais, pisamos o mesmo chao,como o senhor disse,e nao sermos humildes com os outros que vive ao nosso redor de não sermos capaz de oferecer um banquete a quem relamente esta precisando de nossa ajuda,as vezes nao somos capazes de oferecer nem um carinho, nem um sorriso para quem esta precisando, quantas vezes demos as costas para alguem que vem nos pedir uma ajuda. esta suas palavras de hoje comoveu muitas pessoas padre pode ter certeza,que o senhor continue sendo iluminado por Deus:Amei o seu grupo de adoraçao aqui na minha comunidade Santa Rita do dia 26/08,vem mais vezes..Abraços!

July disse...

Eu quero ser feliz!!!

Que Ele continue soprando seu Santo Espírito que nos guia e nos faz capaz de ser humildes e verdadeiramente felizes na simplicidade das coisas...

Amém!