segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um Tesouro tão distante e tão próximo




Toda nossa vida é uma constante busca. Estamos sempre seguindo em direção de algo. Fisiologicamente todo nosso organismo está num constante movimento de busca. Nossas células precisam de alimento, nosso sangue percorre milhares de quilômetros para alimentá-las e cumprir o seu papel, nosso coração bate preocupado em garantir pressão para que o sangue cumpra sua tarefa. Instintivamente estamos em busca daquilo que nos garante a sobreviência: ar, água, alimentos, calor, proteção. Existencialmente precisamos de afeto, de carinho, cuidado, de relacionamentos. Mas só isso não basta.

É assim que compreendemos que nossa vida, em todo o seu ser, é um reflexo daquilo que realmente somos e ansiamos. Estamos em busca da razão de nossa vida. Nessa dimensão surge, então, a realidade presente no ser humano que dá razão a todas as outras: a espiritualidade, cujo dinamismo associa-se à fé. Não uma fé qualquer. Mas uma fé bem determinada que, em meio ao Mistério, tem suas próprias razões. É vivendo esta fé que a vida passa ter um sentido e a nossa busca não se limita apenas ao campo fisiológico ou existencial, mas se abre ao horizonte do inifinito, do ilimitado e imperecível.

A divindade que habita em nós nos impulsiona ao Criador, tornando presente, pela fé, aquilo que se espera, dando consistência à nossa busca, fundamentando nossa esperança. Desse modo, percebemos que o ser humano se configura naquilo que espera, ou seja, somos aquilo que esperamos. E o que esperamos? Deus, em sua plenitude e totalidade. Ele é o nosso Tesouro! Afirmamos facilmente que Deus é o nosso Tesouro. Jesus disse: "Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Lc 12,34). Porém, percebemos que nem sempre nossas buscas, nossos esforços e sacríficios se voltam na conquista desse tesouro. Nosso coração se encontra repleto de tantas coisas e preocupações e reconhecemos que nossos pequenos tesouros ocuparam o lugar do único e verdadeiro Tesouro.

Precisamos diariamente fazer nossa opção em buscar este Tesouro. Somos tentados o tempo todo em subsituir a preciosidade deste tesouro por coisas tão perecíveis e passageiras. Se afirmamos que somos o que esperamos e me desgasto demais com as coisas deste mundo, acabo me tornando uma matéria a mais em meio a tudo que existe. Entretanto, à medida que espero em Deus, em sua Palavra, a sua Verdade e a sua Vida, todas essas realidades crescem em mim, se concretizam em minhas opções. Passo a reconhecer que este Tesouro tão distante tem parte de sua preciosidade escondida dentro de mim, lá onde o dono do Tesouro reservou seu espaço que não pode ser preenchido por nada nem por ninguém a não ser por Ele mesmo, razão do nosso existir.

6 comentários:

Anônimo disse...

Padre Rafael, suas palavras nesse texto foram maravilhosas! Aqueceu meu coração e despertou muitas esperanças! Obrigada por essa luz!

Unknown disse...

Meu amigo Pe. Rafael!

Costumo falar que você tem "palavras certeitas."
E assim como na celebração de domingo, você nos chama a atenção para vivermos as coisas que passam e amar as que não passam! E como isso é difícil né?! Que na correria do nosso dia a dia, jamais nos esqueçamos onde está o nosso tesouro. Com Deus!

Ricardo

Enilda disse...

Padre Rafael, sua benção!que texto mais maravilhoso mexeu mesmo com a gente, que Jesus continue te abençoando.

Unknown disse...

Fratello,

Lindo texto. Como o Senhor tem falado disso a nós: amar o que não passa, se prender ao essencial. NO Amor de Deus aprender a amar os outros e também as coisas da forma certa. Ele é nosso Tesouro maior, razão de tudo, motivo de continuarmos a esperar...Nele e Ele.

Obrigada por permitir o Espírito Santo lhe usar.

Amo vc

Silvia theodoro disse...

Pe. Rafael suas palavras são sempre cheias do mais puro AMOR;amor esse que faz com que vemos Deus oculto através delas..

Enilda disse...

lindo este testo adorei.