domingo, 2 de maio de 2010

Assim como eu vos amei...


Quanta alegria saber que pela fé, formamos uma Comunidade fundamentada no Amor. Não buscamos a Deus numa religião fria e sem sentido. Nossa expressão religiosa não se fundamenta em preceitos vazios ou obrigações irracionais. Nossa religião é a religião do Amor. Esta foi a experiência dos discípulos, esta é a nossa experiência. Rezando e Refletindo as leituras da Escritura propostas para este 5° Domingo da Páscoa, podemos afirmar: Somos Amados por Deus! Ele nos ama, nos amou e nos amará sempre. Será que existe felicidade maior do que essa? Somos amados por nossos pais, por nossos familiares e amigos, mas o Amor maior, o Amor que nos faz ir ao encontro dos amores da terra é o Amor de Deus.
É neste Amor que acredito que sou verdadeiramente amado, e por isso preciso me amar com o amor do Pai que me ama. Como cristãos, precisamos resgatar esse amor fundante e primordial presente em nós. É dom do Pai. É interessante notar que os discípulos, antes de receberem o mandamento do Amor por parte de Jesus, acompanham Judas os deixando. Por que será que o evangelista faz esta menção? Olhando para a história de Judas, sabemos que ele é caracterizado pelo gesto da traição. Realizando uma viagem para dentro de nós, percebemos que muitas vezes nós nos traímos. E sabe qual é a maior traição que cometemos a nós mesmos: Não nos amamos!
Se Deus nos Ama e se somos chamados a Amá-lo, devemos acreditar que aí está a essência da vida. Por que então não nos amamos? Acredito que esta seja uma das maiores enfermidades do ser humano contemporâneo: não se amar! Quantas consequências trágicas acompanhamos pelo simples fato de muitos não se amarem. Quando nos amamos, enxergamos o mundo com outros olhos e fazemos a experiência que o autor do Apocalipse nos relata: "Contemplei um novo Céu e uma nova Terra!". É claro que tudo muda, pois quando eu passo a me amar verdadeiramente, já não sou mais o mesmo. Os meus olhos são transformados, meus sentimentos renovados e posso proclamar: "Eis que Ele faz novas todas as coisas!".
A comunidade cristã deve ser uma Escola do Amor. Na verdade, as primeiras aulas sobre o amor nós deveríamos receber dentro de casa, junto aos nossos pais e familiares. Porém, constatamos que esta escola está em crise. Quantos pais que dizem que amam seus filhos e passam as tardes de sábado preocupados apenas com seus interesses e diversões. Que amor é este? E as mães que enchem seus filhos de presentes, mas que não são capazes de perguntar como se sentem, se estão felizes. Não dedicam tempo para partilhar com eles as questões fundamentais da vida como a morte, a dor, os sofrimentos, as perdas e as frustrações.
Dia desses eu tive uma experiência incrível. Acompanhei à distância o encontro de uma família em sua casa. Eu não os conheço e eles nem imaginam que relato aqui este fato. Escutei um pai e uma mãe cantando para seu pequeno filho: "Como é grande o meu amor por você!". Esse acontecimento pode ser lido como algo normal e corriqueiro. Mas para mim, esse foi um dos gestos de amor e carinho mais lindos que já presenciei em minha vida. Sem os conhecê-los, senti este amor e experimentei este amor. Disse para mim mesmo: esta criança está sendo salva por seus pais. Eles estão fazendo a parte deles enquanto pais e educadores. Falar para esta criança que Deus a ama não será difícil e nem algo de outro mundo, pois essa criança sabe que o verdadeiro amor existe pois ela o experimenta debaixo do seu próprio teto.
Por fim, Jesus diz: "que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei". Como seguidores de Cristo, precisamos nos perguntar: Como Jesus ama? Esta resposta é clara e evidente. Basta abrir os evangelhos e constatar suas atitudes. Ele acolheu o diferente, curou os doentes, visitou seus amigos, não condenou os pecadores, ofereceu uma nova vida com um simples olhar e com breves palavras cheias de amor e de afeto. Esse é o jeito de Jesus amar. Como cristãos, o nosso jeito de amar deveria ser o dele. Pode ser que tenhamos dificuldades em amar como Jesus amou. Porém, pode ser que essas dificuldades estejam no fato de eu não deixar que Jesus me ame, me acolha e me ensine a me amar.
Para esta semana pascal, sugiro para reflexão e oração pessoal dois questionamentos: Como Jesus me ama? Como amo Jesus?

5 comentários:

Anônimo disse...

Ler esse post Pe Rafael é como se uma luz entrasse pela fresta do meu coração e iluminasse alguns cantinhos que eu precisava de claridade. Como é bonito ler sobre esse amor que é o maior sentido da nossa vida. Obrigada por compartilhar reflexões tão preciosas!

Unknown disse...

Há uma canção que diz "O Teu amor toca quem ninguém quer mais tocar". As vezes,nós mesmos nos tornamos esses que ninguém quer mais tocar, os intocáveis da Igreja. Talves por nossa postura, nossa vida, demonstramos às pessoas que não precisamos de amor, quando na verdade é tudo que precisamos. Foi muito bom ouvir sua pregação este domingo, padre, eu e o MArcelo refletimos muito sobre ela e nossa postura entre nós e com os outros.
Juntos na missão de amar...

Unknown disse...

AMAR O PRÓXIMO COMO DEUS NOS AMA! ESTE É E SEMPRE SERÁ O MAIOR DESAFIO DA HUMANIDANADE. NA POLÍTICA, NA SAÚDE, NA SEGURANÇA, NA ESPIRITUALIDADE; ENFIM, É PRECISO QUE A EMPATIA ESTEJA PRESENTE EM NOSSO CORAÇÃO, POR O COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO VAI MUITO ALÉM DAS BARREIRAS DA CARIDADE, MAS SIM O TOQUE DE DEUS NAS MÃOS DOS QUE MAIS NECESSITAM.
DEUS NOS ENXERGA DE FORMA MISERICORDIOSA, MELHOR, SUAS ATITUDES CONCORREM PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS; ASSIM NÃO IMPORTANTO O QUÃO SOMOS FRACOS E PECADORES, MAS SIM A CAPACIDADE DA ENTREGA.
GOSTO MUITO DE UMA MUSICA QUE NA SUA ESSÊNCIA NOS MOSTRA QUANTO DEUS NOS AMO, E POR ISSO DEVEMOS REPASSAR ESTE SENTIMENTO TÃO BELO: ¨...DEUS QUE É AMOR, E NÃO SE PRENDE NO QUE A GENTE NÃO ALCANÇOU; MAS PÕE SEUS OLHOS NO QUE A GENTE AINDA VIVERÁ. FAZENDO DA ESPERANÇA O SOL DA VIDA INTEIRA...¨ "... DEUS QUE PREFERIU TROCAR MIL REINOS POR MEU POBRE CORAÇÃO, E NA PROEZA DE ME AMAR SEM TER RAZÃO; ME ENSINA A AMAR TAMBÉM, CESSANDO A SOLIDÃO...¨

Unknown disse...

“amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Vivendo o dia dia de tantos interesses que colocam o amor em segundo ou até em último plano me faz fracassar no amor humano. Mas como foi bem dito pelo senhor, nada é igual ou mais forte que o amor de Deus por nós. Esse sim nos levanta e nos faz seguir na caminhada. Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

“amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Vivendo o dia dia de tantos interesses que colocam o amor em segundo ou até em último plano me faz fracassar no amor humano. Mas como foi bem dito pelo senhor, nada é igual ou mais forte que o amor de Deus por nós. Esse sim nos levanta e nos faz seguir na caminhada. Parabéns pelo blog.