quinta-feira, 6 de maio de 2010

E a vossa alegria seja plena...




Continuamos nossa reflexão à luz do Evangelho celebrado e rezado no dia de ontem. Hoje, Nosso Senhor nos oferece as condições para segui-lo. Ele não nos impõe nada. Na verdade, quando se ama não existe imposição, pois a adesão é incondicional. "Se guardardes os mandamentos, permanecereis no meu amor". Belas palavras que tocam o nosso coração, especialmente dos que têm fé, e mais, dos que vivem a fé. Mas se ficarmos apenas nesta afirmação, que já diz tudo para o cristão, como tocar o coração daqueles que não guardam os mandamentos e que não se preocupam tanto em permanecer com o Senhor? Desse modo, faz-se necessária a afirmação que Jesus faz em seguida: "... para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena". Nesse sentido, compreendemos profundamente a razão de permanecermos no Senhor e de guardarmos suas palavras. Todo ser humano tem sede de alegria. São tantas as alegrias que são apresentadas, oferecidas e comercializadas. Percebemos que, diante de um mundo capitalista e materialista, a alegria depende de coisas: serei feliz se tiver isto, se comprar aquilo, se estiver em tal lugar... Porém, acreditamos que a verdadeira alegria não está condicionada a nada nem a ninguém. A alegria verdadeira é aquela que brota de um coração cheio de fé, de alguém que coloca sua esperança em Deus. De alguém que está neste mundo mas que sabe que não é deste mundo. Se ainda não vivemos a plenitude, podemos dizer que experimenta a verdadeira alegria aquele que guarda em seu coração a Palavra do Senhor, quem deixa se questionar por Ele, procurando sempre permanecer em seu amor.

2 comentários:

July disse...

É verdade! Se esperarmos para ser felizes em viagens pelo mundo, nunca poderemos experimentar a simplicidade do amor verdadeiro, descomprometido de qualquer valor monetário ou qualquer importância escancarada.
Tenho presenciado momentos de muita alegria com criaturinhas que não exigem muito para sorrir com a alma e ser feliz de verdade. Acredito que é essa felicidade, de quem tem o coração puro como criança, que o Senhor nos propõe. Amor sincero, verdadeiro, que gera alegria...
Obrigada pelas lindas palavras que nos faz olhar para dentro de nós mesmos... para que a cada dia sejamos melhores na missão de amar!

Anônimo disse...

Deus é nossa fonte de alegria. Ler suas palavras nessa manhã é sentir Deus falando comigo, é renovar esperanças. Obrigada sempre por nos apontar e orientar por esse caminho que traz o verdadeiro sentido para nossa vida. Uma sexta-feira de muita paz para o Sr! Sua benção!