quarta-feira, 12 de maio de 2010

N'Ele vivemos, nos movemos e existimos...


Considero esta afirmação de São Paulo no Areópago uma das mais fantásticas e maravilhosas de toda Escritura Sagrada. Nem sempre nos damos conta da profundidade de tal expressão, que para nós, é uma Verdade de Fé. Crer que vivemos em Deus significa que não existe nada fora de Deus. Todo ser humano vem de Deus, nasceu de Deus e para Deus há de voltar. A vida é de Deus. Não somos frutos do acaso. A vida não é uma mera fatalidade ou um acidente. Dizer que nos movemos por Deus é afirmar que o que nos move, nos impulsiona, o ânimo de viver é tudo obra e dom de Deus. É o próprio Deus que me estimula, me dá esperança e sussurra em meus ouvidos dizendo: viver vale a pena! Se existimos em Deus, estamos dizendo que a existência é obra do querer de Deus. Ele não precisava de nada, mas quis criar e ofereceu a existência a tudo que existe.


Nessa perspectiva, dizemos que na vida podemos assumir duas posturas: acreditar nisso ou não. Se não acredito, considero-me fruto do acaso, um ser "inteligente" e nada mais. Um ser um pouco mais desenvolvido de tudo o que existe. Viver assim é afirmar que vivo, me movo e existo por mim mesmo! Mas eu lhe pergunto: você escolheu sua vida? Você escolheu ser assim? Quem lhe escolheu? Seus pais? Creio que não! E você escolheria esses pais? Creio que também não, pois somos exigentes demais!


Se as respostas acima não nos convence, assumimos a atitude daqueles que creem que somos escolhidos e chamados a esta vida por pura vontade do Criador, Deus. Ele me quis! Ele me fez como sou. Desse modo, a nossa vida assume uma nova dimensão. Vivo em Deus, me movo por Deus e existo para Deus. Percebemos que esta pequena atitude diante da vida, da própria fé e de Deus é capaz de mudar todo o rumo de nossa vida. Tudo passa a ter um sentido. As experiências são vivenciadas numa perspectiva vocacional: Deus me chamou! Deus me enviou! Deus me AMOU! Que nossa fé no Deus que não está longe de nós, seja uma constante em nossa vida, especialmente quando tudo parece não ter sentido ou quando pensarmos que Deus está tão distante ou ter se esquecido de nós.

3 comentários:

Unknown disse...

É umas das afirmativas mais lindas e consoladoras da palavra de Deus: Nele vivemos, nos movemos e existimos! O cuidado de Deus conosco me comove e me da segurança e coragem de fazer tudo que Ele nos ordena... "Se Ele está conosco, quem será contra nós?"

Anônimo disse...

"É o próprio Deus que me estimula, me dá esperança e sussurra em meus ouvidos dizendo: viver vale a pena!"

Gosto muito de começar o dia lendo ou relendo suas reflexões. Essa parte que citei acima me tocou profundamente. Como é bonito perceber e compreender a ação de Deus em nossa vida. Mesmo no sofrimento, quando colocamos nossa esperança em seu amor somos movidos por uma fé inexplicável. Essa fé me fortalece e suas palavras Padre Rafael me orientam nesse caminho. Obrigada sempre por ser essa luz divina em nossa vida!

Unknown disse...

Oi Rafa Querobin padre scj.
Saudades!
Sempre parei para ler, nunca para comentar, mas basta dizer que tem me feito muito bem refletir a Palavra de Deus com você. É possível ver seu brilho em suas palavras. Não sei como você analisará isso, mas percebo que você continua o mesmo. Que bom!!
Sei que Jesus me ama e amá-lo, para mim significa, pelo menos tentar amar como Ele amou - "Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso" - foi pelo amor que aprenderam com Jesus, que os doze analfabetos, pescadores, simples homens, revolucionaram a história da humanidade. É isso que Pe. Dehon queria dizer com "...não pode ter ideias tímidas". Amar como Jesus amou, assim "o homem que quer mudar a sociedade..." vai alcançar essa vitória.
Grande abraço meu querido.
PAX! Edson.