quarta-feira, 5 de maio de 2010

Permanecei em mim...


O Evangelho de hoje nos apresenta a celebre passagem em que Jesus compara a vida dos seus seguidores com a imagem da videira. Ele se coloca no colocar da videira e nos promove a sermos seus ramos. Quanta honra de sermos consideramos ramos do Senhor. Para que os ramos deem frutos, é necessários que eles estejam unidos à videira. Dependemos do Senhor. Para quem tem fé, não existe vida fora de Deus, sem Jesus e sem a seiva do Espírito Santo. Jesus insistentemente pede que permaneçamos n'Ele. Como traduzir para os dias de hoje esse permanecer em Jesus? Existem muitos modos de permanecermos com Cristo, mas nenhum deles substitui a necessidade primordial da oração. Podemos falar de Deus, dizer que somos cristãos, que participamos da comunidade, que atuamos em trabalhos pastorais, mas se não tivermos o nosso espírito alimentado pelo Espírito Santo de Deus, tudo isso é em vão. Desse modo compreendemos quando Jesus diz que os que não permanecem na videira, são lançados fora e queimados. Ou seja, é tudo palha seca! Porém, aqueles que permanecem em Deus, esses sim, produzem muitos frutos. Em nosso dia a dia, encontramos tempo para tantas coisas, sejam elas fundamentais ou não. Que nós cristãos, acreditemos sempre que nossa vida sem oração, sem silêncio, sem reflexão, sem escuta da Palavra, torna-se seca e vazia. E que o contrário, faz-nos experimentar a alegria, a paz, a confiança, a esperança... frutos de uma vida que permanece em Deus!

3 comentários:

Unknown disse...

ESTAR NO SENHOR!!!
TENHO CERTEZA QUE DEUS NUNCA SE AFASTA DOS SEUS; MAS SIM NÓS - PEQUENOS MORTAIS NOS DISTANCIAMOS DE SUA LUZ.
QUANTO MAIS LONGE DO SENHOR, MAIS O CAMINHO SE TORNA SOLITÁRIO, FRIO, ESCURO...
ESTAR REVESTIDO DA LUZ DIVINA, É VIVER COM DEUS E EM DEUS; NÃO É SOMENTE ENXERGAR A LUZ, MAS FAZER CLAREAR AQUELE IRMÃO QUE ESTÁ NO ESCURO. É PARTICIPAR DA VIDEIRA DE CRISTO, É SER RAMO E DAR FRUTOS QUE ALIMENTEM OS QUE ESTÃO FAMINTOS. É TRABALHAR, SERVIR ASSIM COMO JESUS NOS ENSINA. É SENTIR COM O CORAÇÃO DE HOMEM E SENTIR COM O CORAÇÃO DE DEUS!

Anônimo disse...

Sua reflexão me fez parar um pouco e pensar em minhas orações, quanto tempo tenho dedicado para esse silêncio interior e conversa com Deus! Lindas palavras. Quando permacemos em Deus, confiantes e em oração conseguimos compreender cada estação que vivemos. É muito bonito poder ler sua mensagem e sentir uma grande orientação para nosso caminhar! Obrigada por ser esse nosso amigo, irmão e pai! Parabéns pelo blog que cada dia traz novas sementes para nossos corações!

Rita Maçaneiro disse...

Ô,Pe Rafael,que maravilhoso saber que sou ramo do Senhor Deus!E que lindo descobrir isso através das suas palavras!Esse evento para mim foi beber na fonte,experimentar do maná,sentir alívio com o bálsamo divino...
Um grande abraço e não se esqueça de orar por este "raminho" que sou eu.